Histórias do Campeonato Baiano

Criado em 1905, o Campeonato Baiano foi exclusivo a equipes de Salvador por 49 anos. Logicamente, havia um grande número de clubes da cidade e muitos desses tiveram seus momentos de glória. Conquistaram títulos e, por algum momento, foram colocados entre os grandes de Salvador. Hoje, estão quase esquecidos.

Desses, o que mais se destacou foi o Ypiranga. O nome original, Sete de Setembro, já deixa clara a data de fundação do clube: 7 de setembro de 1906. O nome atual só foi adotado em 1914, quando o clube efetivamente iniciou suas participações no Campeonato Baiano. Nos primeiros anos, o aurinegro ficou à margem de clubes já extintos como São Salvador, Internacional e Fluminense de Salvador. Apenas em 1917 veio o primeiro título. Mas vale dizer que foi categórico. Em um campeonato com seis times disputando o título em pontos corridos, o Ypiranga venceu oito e empatou apenas dois (contra Fluminense de Salvador e Internacional). No ano seguinte, a superioridade da equipe ficou ainda mais evidente, com oito vitórias em igual número de jogos.

Após uma queda de rendimento em 1919, o clube conquistou mais um bicampeonato, com 21 vitórias, um empate e uma derrota nos dois anos somados. Ainda na década de 1920, os canários conquistariam mais três títulos, em 1925 e um bi 1928-29. Sempre invicto.

Ypiranga era o clube de maior torcida de Salvador na primeira metade do século passado, a ponto de receber o apelido de “o mais querido”.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em ATAY

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s