E.C.Ypiranga completa 107 anos

ApolinarioSantana“Outros clubes do futebol baiano podem ser mais ricos, mais prósperos, mais badalados pela imprensa, donos até de maior torcida e de maior número de títulos recentes. Nenhum de gloriosa tradição quanto o E.C. Clube Ypiranga, o time de Popó, antigamente poderoso, milionário, invencível, supercampeão… O Ypiranga pode perder a vontade por que já ganhou demais, já deu muita alegria aos seus fiéis torcedores. Se o visitante tiver de escolher um clube de futebol, escolha o Ypiranga…”

Jorge Amado

Um pouco da História do E.C. Ypiranga

No início do Século XX, jovens excluídos sociais trabalhadores de ofícios e de ganhos impedidos por fatores étnicos, sociais e econômicos, cotizaram-se e fundam o Sport Club Sete de Setembro, em 17 de abril de 1904, que é extinto em 7 de Setembro de 1906 para dar lugar ao Sport Club Ypiranga atualmente Esporte Clube Ypiranga. 

O nome do novo time é escolhido de forma emblemática, fruto do momento conjuntural de construção da identidade nacional. 

O Esporte Clube Ypiranga é a síntese da união dos pobres da cidade, que querem se integrar construindo um tempo novo, rompendo com privilégios das elites arraigadas pelo escravismo do antigo regime imperial. 

O Ypiranga não é o time que apenas permitia que negros e pobres figurassem no seu elenco, de maneira oportunista e utilitária. Ele foi fundado e dirigido por esses segmentos, seus torcedores eram os excluídos sociais e quem se identificava com esses.

O E.C.Ypiranga foi fundado em 7 de Setembro de 1906, sendo um dos mais antigos clubes do futebol da Bahia. É o terceiro clube com mais títulos baianos (10), depois do Bahia e do Vitória. Atualmente, a equipe profissional disputa a 2ª Divisão do Campeonato Baiano de Futebol.

Títulos Campeonato Baiano de Futebol: 1917, 1918, 1920, 1921, 1925, 1928, 1929, 1932, 1939,1951

Vice-Campeonatos: 1915, 1924, 1926, 1927, 1931, 1933, 1937, 1938, 1942, 1949

Campeonato Baiano da Segunda Divisão: 1983 e 1990 (invicto)

Vice-Campeonato: 1989

Campeonato Baiano de Futebol Masters 1º Campeão: 2003

Esporte Clube Ypiranga

Local: Salvador, BA

Apelido: “O mais querido”.

Fundação: 7 de Setembro de 1906

Estádio: Estádio Deputado Galdino Leite.

Capacidade: 4.000 pessoas

Presidente: Antonio Filho

Endereço: Av. Ypiranga, s/n – Vila Canária, Salvador (BA), CEP 41390-710

Símbolos: O uniforme do clube compõe-se de camisa com listras verticais amarelas e pretas, calção e meias pretas. O mascote é um canário.

Fatos que nos enchem de orgulho

Na Bahia, o Ypiranga era caso exemplar de democracia racial
Mas as coisas não mudaram de vez. Para jogar em clubes como o Bahiano de Tênis e a Associação Atlética era preciso passar por um crivo. “Preto não entrava no Bahiano nem pela porta da cozinha”, lembra a música de Gilberto Gil. Seguia-se um fenômeno nacional. Alguns clubes no Rio e em São Paulo preferiram fechar as portas a aceitar negros nos seus plantéis. No Rio de Janeiro o primeiro a aceitar negros foi o Vasco da Gama. Na Bahia o E.C.Ypiranga que ontem (7) fez 107 anos.
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em ATAY

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s