58 anos sem o craque Popó

ApolinarioSantanaApolinário Santana, mais conhecido como Popó (Salvador, 9 de fevereiro de 1902 – 17 de fevereiro de 19551 ) foi um dos maiores jogadores de futebol do Brasil.

Popó iniciou sua carreira aos 14 anos de idade, jogando em todas as posições (até no gol). Tornou-se tão popular, que ganhou a alcunha de “o craque do povo”, devido a sua popularidade entre os baianos. Também ganhou outro apelido: “O Terrível”. Foi o maior craque do esporte baiano nas décadas de 1920 e 19302 .

Foi bicampeão estadual jogando pelo E.C.Ypiranga. Mas a principal façanha do maior supercraque baiano foi tornar-se o líder do revolucionário time do Ypiranga, o primeiro a vencer o racismo que marcou o início do futebol no país. O Vasco da Gama e outros clubes seguiram o exemplo dos baianos.

Craque da época amadora do futebol, terminou a carreira pobre e em situação de extrema penúria. Um dos poucos momentos de reconhecimento oficial ao craque se deu apenas em 2002. O troféu de campeão baiano da Federação Baiana de Futebol, entregue naquele ano ao Vitória, foi denominado Apolinário Santana.

Os feitos de Popó foram eternizados de uma vez por todas nas páginas do livro “Bahia de Todos os Santos” de um dos mais ilustres torcedores do Ypiranga, Jorge Amado.

“No futebol baiano não há nenhum clube de tão gloriosa tradição quanto o Ypiranga, o time de Popó (…)”, cita ele, num dos trechos do livro.

Em 1999, o escritor Aloildo Gomes Pires lança o livro “Popó, o craque do povo – Trajetória de Apolinário Santana” que conta a história do futebolista.

Popó, para sempre na memória aurinegra!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em ATAY

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s